Rajoy afirma que pretende tentar reeleição na Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2015 10h45

Sitges (Espanha), 30 mai (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy (PP, centro-direita), confirmou neste sábado que pretende ser o candidato do Partido Popular nas próximas eleições gerais, enquanto o líder do opositor PSOE (socialista) Pedro Sánchez, quer ser o concorrente de sua formação.

Seis dias depois das eleições municipais e regionais, nas quais o PP teve uma queda de 10% e corre o risco de perder vários centros de poder, Rajoy aproveitou uma conferência sobre economia em Sitges (nordeste) para expressar sua vontade de se manter à frente do governo após a atual legislatura, que termina em novembro.

“Asseguro aos senhores que trabalharei para isso”, disse Rajoy, que há poucos dias mostrou seu interesse de ser de novamente o candidato do PP à chefia do Executivo, após tentar no pleito de 2004, 2008 e 2011 e ganhar no último.

A queda eleitoral do PP, que pode se traduzir na perda de várias regiões, gerou um debate interno no partido governante, que nestes dias analisa as causas. Alguns dirigentes apontaram que é preciso uma mudança na liderança do partido.

Hoje, Rajoy assumiu que esse resultado demonstra que é “evidente” que seu governo e o PP não fizeram bem algumas coisas.

Por outro lado, o primeiro partido da oposição, o PSOE, alcançou 25% nas eleições municipais do domingo, a dois pontos do PP, e seu líder, Pedro Sánchez, se considera reforçado.

Isso porque, apesar de ter caído 2,5% nas eleições passadas, os socialistas podem conseguir o governo em regiões e municípios graças aos acordos com a formação Podemos, de esquerda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.