Raúl Castro anuncia que participara da próxima Cúpula das Américas

  • Por Agencia EFE
  • 20/12/2014 15h49

Havana, 20 dez (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou neste sábado que participará da próxima Cúpula das Américas, que será realizada em abril no Panamá, segundo disse em discurso na Asssembleia Nacional da ilha.

“Confirmo que participarei para expressar nossas posições com sinceridade e respeito por todos os chefes de Estado e de governo sem exceção”, disse Raúl Castro.

O líder ressaltou que a participação de Cuba nessa cúpula é resultado do “sólido e unânime consenso” da América Latina e o Caribe, região que segundo disse, “vive uma nova época e se uniu dentro de sua diversidade” na Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).

Após agradecer o convite para participar dessa reunião por parte do presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, Raúl Castro destacou a “permanente exigência e apoio” de todos os países da região para “a eliminação daquelas velhas e odiosas sanções a Cuba” estabelecidas em 1962 pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

O Panamá acolherá entre 10 e 11 de abril a VII Cúpula das Américas, que contará também com a participação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Com a confirmação do comparecimento de Raúl Castro, a reunião se será histórica, já que Cuba nunca participou dessas cúpulas do sistema interamericano. EFE

sam/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.