Rebeldes dizem ter encontrado 373 soldados mortos no aeroporto de Donetsk

  • Por EFE
  • 01/03/2015 13h51

Soldados vountários da Ucrânia se preparam para treinamento

EFE soldados ucranianos treinam ucrania

O comando das milícias pró-russas afirmou neste domingo que foram encontrados 373 corpos de soldados ucranianos nas instalações do aeroporto de Donetsk, no leste da Ucrânia, que nos últimos meses foram palco de grandes combates.

“Desde 20 de fevereiro, no aeroporto de Donetsk foram achados 373 corpos de militares ucranianos, 306 dos quais já foram entregues a Kiev”, disse à imprensa o subchefe das milícias da autoproclamada república de Donetsk, Eduard Basurin.

O aeroporto de Donetsk foi um dos principais focos de hostilidades entre os separatistas pró-Rússia e o Exército ucraniano, que finalmente em janeiro teve que se retirar perante a superioridade das milícias.

Em seu comparecimento antes aos jornalistas, Basurin assegurou que as milícias de Donetsk retiraram totalmente seu armamento pesado da linha de separação das forças.

“No total foram retirado 26 grupos de artilharia. Hoje foi recuado o último deles. De modo que a retirada já foi completada”, ressaltou.

Basurin acrescentou que todos os dados sobre o armamento retirado foram entregues à missão especial da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

A retirada do armamento pesado é o segundo dos 13 pontos que contemplam os acordos assinados em Minsk em 12 de fevereiro com a aprovação da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.

A medida procura criar ao longo da linha de separação de forças uma faixa de pelo menos 50 quilômetros de largura livre de armamento pesado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.