Rebeldes do leste da Ucrânia convocam eleições locais para 18 de outubro

  • Por Agencia EFE
  • 02/07/2015 05h44

Donetsk (Ucrânia), 2 jul (EFE).- O líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), Mikhail Zakharchenko, convocou nesta quinta-feira as eleições locais para o dia 18 outubro na região controlada pela entidade separatista pró-Rússia no leste da Ucrânia.

“Nas condições criadas por culpa de Kiev, a República Popular de Donetsk se vê obrigada a iniciar unilateralmente o cumprimento do acordo de Minsk”, indicou Zakharchenko ao anunciar, em uma declaração pública, a convocação do pleito.

O líder dos separatistas disse que a RPD atuará de maneira imediata, “sem esperar que Kiev volte à razão e retorne às negociações reais”, para avançar no cumprimento do acordo de paz alcançado em fevereiro na capital de Belarus.

“A demora (na realização de eleições) só favorece ao partido ucraniano da guerra”, opinou.

O acordo de Minsk, que contêm 13 medidas para o estabelecimento da paz no leste da Ucrânia, prevê a realização de eleições locais na zona do conflito.

Segundo esse documento, todos os assuntos relativos ao pleito local devem ser acordados no grupo de contato tripartite integrado por representantes da Ucrânia, da Rússia e da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

Os separatistas e o governo ucraniano se acusam diariamente do descumprimento do acordo de Minsk, em particular a trégua declarada no dia 15 de fevereiro e a retirada de armamento pesado da linha de separação de forças.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 6.500 pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia em pouco mais de um ano conflito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.