Rebeldes pró-Rússia dizem completar retirada de armamento pesado

  • Por EFE
  • 01/03/2015 08h52

Mulheres moram em abrigo há mais de um mês na região de Lugansk EFE abrigo lugansk ucrania

As milícias separatistas pró-russas anunciaram neste domingo que completaram a retirada de seu armamento pesado da linha de separação de forças na zona do conflito no leste da Ucrânia.

“O Exército da república popular de Donetsk concluiu a retirada de seu armamento pesado na presença de observadores da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa)”, disse à imprensa o subchefe das milícias da entidade separatista, Eduard Basurin.

Uma declaração similar foi feita pel a chefia da vizinha e também autoproclamada república popular de Lugansk.

“A retirada (do armamento pesado) foi completada. Neste momento estamos trabalhando nos últimos detalhes técnicos relacionados”, disse à agência russa “Interfax” e chefe do governo separatista de Lugansk, Gennady Tsiplakov.

A missão especial da OSCE confirmou que tanto as milícias separatistas como as tropas ucranianas retiraram seu armamento pesado de amplo setores da frente.

A retirada deste tipo de armamento é o segundo dos 13 pontos que contemplam os acordos assinados em Minsk em 12 de fevereiro com a aprovação da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.

A medida procura criar ao longo da linha de separação de forças de uma faixa de pelo menos 50 quilômetros de largura livre de armamento pesado.

Segundo a OSCE, a grande extensão do território do que deve se retirar a artilharia e outro armamento pesado dificulta enormemente a verificação da retirada.

Ontem, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, declarou que o aumento do número de membros da missão da OSCE de 350 para 500 é “claramente insuficiente”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.