Rebeldes pró-Rússia e militares ucranianos denunciam violações da trégua

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2015 06h32

Donetsk (Ucrânia), 28 mar (EFE).- As milícias pró-Rússia e os militares ucranianos se acusaram mutuamente neste sábado de violar a trégua no leste da Ucrânia, onde segundo a ONU em quase um ano de conflito morreram mais de 6.000 pessoas entre civis e combatentes.

“Nas últimas 24 horas as tropas ucranianas infringiram em 27 ocasiões o regime de cessar-fogo”, afirma um comunicado do Ministério da Defesa da autoproclamada república popular de Donetsk (RPD).

Segundo o boletim das milícias, os ataques ucranianos, nos quais se empregaram diversos tipos de armas, se concentraram na cidade de Spartak e no aeroporto da cidade de Donetsk, o maior bastião dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

“O exército da RPD não respondeu às provocações da parte ucraniana”, disse à agência local “DAN” um porta-voz do comando dos rebeldes, que admitiu que um miliciano ficou ferido nos ataques das forças de Kiev.

Por sua vez, o comando militar ucraniano informou que entre 20h (15h de Brasília) de ontem e 6h (1h) de hoje os separatistas pró-Rússia atacaram em oito ocasiões as posições das tropas governamentais.

De acordo com o boletim militar, publicado no Facebook, a situação mais grave aconteceu na cidade de Novotoshkovskoye, região de Lugansk, atacada pelas milícias com plataformas de lançamento de foguetes.

Os pró-Rússia, segundo o comunicado, dispararam 40 foguetes contra um posto de controle das forças ucranianas e outros 20 caíram em um setor residencial de Novotoshkovskoye.

Embora o cessar-fogo que entrou em vigor no último dia 15 de fevereiro seja cumprido em termos gerais, como reconhecem as partes em conflito e os observadores internacionais, as hostilidades no leste da Ucrânia não cessaram totalmente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.