Rebeldes sírios treinados pelo Ocidente para lutar contra EI são sequestrados

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2015 09h00

Beirute, 30 jul (EFE).- Sete rebeldes sírios, treinados pelo Ocidente para lutar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), foram sequestrados na noite de quarta-feira por uma facção islâmica no norte da Síria, informou hoje o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os reféns são o líder da chamada Companhia 30, que pertence à oposição armada ao regime de Bashar al-Assad, e outros seis combatentes.

O grupo foi sequestrado quando retornava a suas posições, após participar de uma reunião na cidade síria de Azaz, no norte de Aleppo e perto da fronteira com a Turquia, onde foi analisada a possível coordenação entre líderes de outras brigadas insurgentes e a Companhia 30 na luta contra o EI.

A autoria do sequestro não está clara, já que, segundo o Observatório, fontes da Companhia 30 acusaram a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, de estar por trás do rapto, mas fontes desta organização jihadista negaram qualquer relação com este sequestro.

O primeiro-ministro turco, Ahmedt Davutoglu, anunciou nesta semana que seu país tinha decidido criar uma “zona de segurança” no noroeste da Síria, livre de combatentes do EI.

Essa área se estenderia ao longo da fronteira turca pelo norte de Aleppo, entre as cidades de Azaz e Yarabulus, e se estabeleceria em estreita cooperação com os Estados Unidos.

Fontes do governo turco afirmaram que não vão enviar tropas no terreno, mas o objetivo é substituir a presença do EI com membros da oposição moderada síria, que a Turquia respalda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.