Rebeldes sudaneses capturam helicóptero da ONU com seis búlgaros

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 09h31

Sofia, 28 jan (EFE).- O Exército de Libertação Popular do Sudão do Norte (SPLM-Norte) forçou a aterrissagem de um helicóptero da ONU e capturou seis cidadãos búlgaros que estavam a bordo, informou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores da Bulgária.

Três dos reféns são membros da tripulação e os outros três funcionários da ONU, disseram à Agência Efe fontes do Ministério.

O sequestro aconteceu há dois dias em uma zona próxima à cidade de Kaduqli, a capital do estado sudanês de Cordofão do Sul.

“Provavelmente” o helicóptero da companhia búlgara Heliair, fretado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, foi forçado a aterrissar por disparos, afirmou à Efe o diretor-executivo da empresa, Zahari Alexiev.

Até o momento não se recebeu nenhuma exigência por parte dos rebeldes.

O helicóptero búlgaro voava rumo a Cartum da cidade de Rumbek, no centro do Sudão do Sul.

O ministério afirmou que o governo do Sudão enviou um avião militar para sobrevoar o lugar do incidente e avistou o helicóptero, “constatando que não sofreu danos visíveis”.

Segundo a direção da Heliair no Sudão, “os seis búlgaros estão bem e em um lugar seguro”, e representantes da ONU entraram em contato com os rebeldes e negociam a libertação dos reféns. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.