Rebeldes sudaneses libertam 6 reféns búlgaros integrantes de missão da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2015 09h09

Sófia , 1 fev (EFE).- Seis búlgaros capturados na última segunda-feira por rebeldes sudaneses, que forçaram a aterrissagem de um helicóptero da ONU no qual viajavam, foram libertados neste domingo, informou o Ministério das Relações Exteriores da Bulgária.

Em comunicado divulgado hoje, as autoridades búlgaras afirmaram que, além deles, outros três membros da tripulação do helicóptero foram entregues às Nações Unidas no Sudão do Sul.

“Estão em um lugar seguro e nas mãos de uma equipe do Programa de Alimentação das Nações Unidas”, acrescentou o Ministério, garantindo que não foi preciso pagar nenhum tipo de resgate.

O helicóptero da companhia búlgara Heliair foi fretado pelo programa da ONU. O proprietário da empresa, Georgui Spasov, já tinha anunciado na última quinta-feira que os reféns seriam libertados.

Spasov explicou que os sequestrados, membros do Exército de Libertação Popular do Sudão do Norte (SPLM-Norte), forçaram a aterrissagem com disparos “para estabelecer a qual missão o helicóptero pertencia e qual é sua carga”.

Ao constatar que a aeronave não era do Exército e não participava de atividades militares, os rebeldes decidiram libertar os reféns sem exigências financeiras, assegurou o empresário.

O sequestro ocorreu em uma região próxima à cidade de Kaduqli, a capital do estado sudanês de Cordofão do Sul, quando o helicóptero búlgaro voava para rumo a Cartum, tendo decolado de Rumbek, no centro do Sudão do Sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.