Reino Unido relembra funeral de Estado de Churchill 50 anos depois

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 15h52

Londres, 30 jan (EFE).- A embarcação que transportou o corpo do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill pelo Rio Tâmisa há 50 anos fez nesta sexta-feira o mesmo percurso da época para homenagear a figura do político.

Em 30 de janeiro de 1965, o barco “Havengore” levou o caixão de Churchill da Torre de Londres até o palácio de Westminster, sede do parlamento, onde foi realizado o último funeral de Estado do Reino Unido, uma cerimônia de grande porte com a presença de representantes políticos de todo o mundo.

Os funerais de Estado são reservados para os monarcas britânicos, embora possa ocorrer para figuras de destaque, honra concedida a Churchill e nomes como o cientista Isaac Newton e o Almirante Nelson.

Hoje, a célebre Tower Bridge (Ponte da Torre) se elevou para a passagem do “Havengore” para prestar homenagem a Churchill, quando se cumprem 50 anos de seu enterro.

Milhares de curiosos se aglomeraram nas margens do Tâmisa para ver a comitiva passar, enquanto alguns familiares de Churchill -entre eles seu bisneto Randolph Churchill e sua neta Emma Soames- viajavam na embarcação.

Quando o barco chegou a Westminster, foi realizada uma cerimônia para honrar a memória de Churchill, na qual estiveram presentes os principais líderes políticos do Reino Unido.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que admira Churchill e o considera um “patriota”, e que ele é recordado como “um grande líder e um grande britânico”.

Cameron afirmou que o Reino Unido necessitava de uma figura com a “coragem e a resolução” de Churchill para “enfrentar os ataques à liberdade” que ocorreram no século passado.

Emma Soames afirmou que durante sua vida Churchill foi apenas seu avô, mas que após sua morte se deu conta de que ele “era muito mais que isso”.

Já Randolph Churchill afirmou que hoje é um dia de “orgulho”, e ressaltou que seu bisavô estaria “surpreendido, mas encantado”, com os atos comemorativos.

Além disso, os parentes de Churchill depositaram uma coroa de flores na estátua do ex-primeiro-ministro do Reino Unido situada na praça do parlamento. EFE

abr/dk

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.