Relatório conclui que Pentágono violou a lei em troca de militar por talibãs

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2014 19h23

Washington, 21 ago (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos descumpriu a lei ao não informar o Congresso com 30 dias de antecedência da troca de um militar sequestrado pelos talibãs em troca de cinco prisioneiros de Guantánamo, segundo um relatório divulgado hoje pelo Escritório de Supervisão do Governo (GAO).

A agência independente não partidária que trabalha para o Congresso publicou um relatório no qual indica que o Pentágono descumpriu outra lei ao usar fundos que não tinham sido previamente autorizados.

O documento é publicado meses depois de o governo do presidente Barack Obama libertar cinco talibãs presos em Guantánamo em troca do sargento Bowe Bergdhal, que após desaparecer em 2009 de sua base no Afeganistão caiu em poder dos talibãs, em circunstâncias pouco claras, e a quem seus companheiros acusaram de ter desertado.

A Casa Branca negociou a troca de prisioneiros com a assistência do governo do Catar, que aceito acolher os cinco presos talibãs por pelo menos um ano.

A troca causou controvérsia entre os legisladores, que não só denunciaram não terem sido informados, mas também questionam as condições nas quais se efetuou a operação e o perigo para a segurança nacional que podem representar os cinco talibãs libertados se voltarem à luta terrorista.

O governo respondeu que não tinha notificado o Congresso a troca com maior adiantamento porque considerou necessário atuar com urgência perante a deterioração da saúde de Bergdhal e pela possibilidade que sua vida corresse perigo caso vazasse o processo de negociação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.