Rússia expressa indignação por tiroteio ocorrido no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 20/04/2014 09h04

Moscou, 20 abr (EFE).- A Rússia expressou neste domingo sua indignação pelo tiroteio ocorrido durante a madrugada em um posto de controle dos manifestantes russófonos na região oriental de Donetsk, na Ucrânia, mesmo após a assinatura nesta semana do acordo de Genebra.

“A parte russa está indignada pela provocação dos combatentes, o que demonstra a falta de vontade das autoridades de Kiev de controlar e desarmar os nacionalistas e extremistas”, informou a chancelaria russa em um comunicado.

A nota oficial afirmou que segundo a imprensa russa no ataque “morreram cidadãos que não eram culpados de nada” e, portanto, “se rompeu a trégua de Páscoa” declarada pelas milícias pró-Rússia e as autoridades ucranianas.

“Causa surpresa que esta tragédia ocorra após a assinatura em 17 de abril em Genebra de uma declaração na qual se convoca a abstenção de qualquer ação violenta, ameaça ou provocação”, afirmou a chancelaria.

A Rússia “insiste que a parte ucraniana cumpra estritamente as obrigações que assumiu para impedir uma escalada da situação no sudeste da Ucrânia”.

O comunicado frisou que os carros utilizados pelos agressores continham símbolos e armamento da organização ultranacionalista Setor de Direitas, força de choque durante os distúrbios de Kiev.

Segundo meios de comunicação russos, que citam fontes insurgentes, pelo menos cinco pessoas, três manifestantes pró-Russia e dois agressores, morreram no ataque ocorrido na cidade de Slaviansk, no leste de Donetsk, epicentro da sublevação contra Kiev.

O Ministério do Interior da Ucrânia, por sua vez, assegurou que uma pessoa morreu no tiroteio, enquanto três ficaram feridas.

Seja como for, os insurgentes consideram que o ataque representa a ruptura da trégua declarada pelos rebeldes e as forças de segurança por ocasião da Páscoa ortodoxa.

“Lembro que na véspera a resistência anuncia uma trégua durante as festas. Agora, a trégua se quebrou. Avaliamos a ação como uma provocação”, disse um porta-voz rebelde à agência oficial russa “RIA Novosti”.

O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou na sexta-feira a interrupção da fase ativa da operação antiterrorista em Donetsk durante as festas da Páscoa ortodoxa, que coincide neste ano com a católica.

Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e a União Europeia chegaram na quinta-feira em Genebra (Suíça) a um acordo que determina, entre outras coisas, o desarmamento das milícias irregulares pró-Rússia e o desalojamento dos prédios públicos.

No entanto, as milícias russófonas afirmaram que antes os grupos ultranacionalistas do oeste do país, como o Setor de Direitas, e o Maidan (coração dos protestos em Kiev) devem ser desmantelados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.