Rússia pede “restabelecimento de vínculos” entre Kiev e leste

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 13h10

Moscou, 28 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advogou nesta sexta-feira por um breve “restabelecimento dos vínculos” entre Kiev e o leste pró-Rússia, que estão em conflito desde abril após a derrocada do presidente Viktor Yanukovich.

“Queremos que seja restabelecido o mais rápido possível os vínculos entre Donetsk e Lugansk e as autoridades de Kiev”, disse o chefe da diplomacia russa em entrevista coletiva.

Lavrov assegurou que “os que foram escolhidos por seus povos como líderes daquelas regiões (no leste) advogam por esforços conjuntos para estabelecer um espaço comum econômico, cultural e político”.

Além disso, Lavrov reiterou sua chamada a investigar os casos de violação de direitos humanos durante o conflito, que já causou a morte de mais de quatro mil pessoas, segundo dados da ONU.

“Sublinhamos a necessidade de realizar uma investigação transparente e imparcial das violação dos direitos humanos incluindo os trágicos fatos no Maidan (Kiev), Odessa, Mariupol e outras localidades”, asseverou.

Neste contexto, o chanceler propôs que o Conselho da Europa contribua para a supervisão do cumprimento dos Direitos Humanos na Ucrânia “não só neste, mas também em outras regiões onde ocorrem excessos”.

“Essa inspeção é necessária urgentemente dado que muitas convenções do Conselho da Europa não são cumpridas em todo o território da Ucrânia”, disse Lavrov. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.