Rússia responderá às novas sanções dos Estados Unidos e Canadá

  • Por Agencia EFE
  • 20/12/2014 09h50

Moscou, 20 dez (EFE).- Moscou adotará medidas contra as novas sanções adotadas ontem pelos Estados Unidos e anunciadas pelo Canadá contra a Rússia em função da anexação da Crimeia e seu papel no conflito armado no leste da Ucrânia, disse neste sábado o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Aleksandr Lukashevich.

“Aconselhamos Washington e Ottawa a pensar nas consequências destas decisões. Enquanto isso, nos ocuparemos de preparar medidas de resposta”, afirmou Lukashevich em um comentário publicado no site da chancelaria russa.

O presidente americano, Barack Obama, assinou ontem uma ordem para proibir as trocas comerciais entre Estados Unidos e Crimeia e afirmou que “não aceitará a ocupação russa e a tentativa de anexação da Crimeia”.

“A Crimeia é um território histórico e inalienável da Rússia. Os habitantes da Crimeia estão hoje com todo o povo russo, que nunca se dobrou nem se dobrará às pressões externas”, respondeu Lukashevich.

Na quinta-feira, Obama aprovou uma lei que o autoriza a adotar novas sanções contra o setor energético russo, particularmente contra a companhia de gás Gazprom e a exportadora de armas Rosoboronexport.

Além disso, a lei cria fundos e permite ao presidente fornecer ajuda militar, armas e assistência não letal para a Ucrânia.

No entanto, o presidente americano assegurou após assinar a lei que, por enquanto, não tem intenção de impor mais medidas contra Moscou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.