Rússia, Ucrânia e OSCE retomarão reuniões do Grupo de Contato

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 09h24

Moscou, 30 ago (EFE).- Rússia, Ucrânia e a OSCE retomarão na segunda-feira as reuniões do Grupo de Contato em virtude do acordo alcançado durante a recente Cúpula de Minsk entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Poroshenko.

“Em 1 de setembro o Grupo de Contato se reunirá em Minsk”, informou a Chancelaria de Bielorrússia à agência russa “Interfax”.

Após a citada cúpula de terça-feira, Poroshenko assegurou que o Grupo de Contato deveria abordar a elaboração de um “roteiro ” para a “pronta” entrada em vigor de um regime de cessar-fogo bilateral.

Além disso, ambos líderes acordaram abrir consultas bilaterais para garantir a impermeabilidade da fronteira, ponto de entrada de soldados e armamento russo para os rebeldes, segundo Kiev.

Tanto a supervisão da cessação das hostilidades como o controle da fronteira deveria correr a cargo da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Então, Putin também chamou ambos os grupos a declarar o mais rápido possível um cessar-fogo incondicional e a iniciar um processo de paz no qual participariam representantes de Kiev e dos insurgentes, ao qual a Ucrânia se opõe terminantemente.

No entanto, desde então as relações entre Rússia e Ucrânia viveram outra escalada de tensão devido às acusações de “invasão russa” realizadas por Kiev no Conselho de Segurança da ONU.

Poroshenko se dirigiu hoje em Bruxelas à União Europeia com o pedido de mais sanções contra a Rússia, que é acusada de “ato de agressão” por desdobrar tropas regulares em território ucraniano.

Enquanto isso, Putin justificou na sexta-feira a atual contra-ofensiva “humanitária” rebelde, ao considerar que seu objetivo é proteger a população civil dos bombardeios ucranianos, que comparou com o assédio alemão de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.