Rússia vai às urnas para escolher presidente; Putin é favorito

  • Por Jovem Pan com Agência EFE
  • 18/03/2018 08h22
EFE/Alexander Zemlianichenko EFE/Alexander Zemlianichenko Ao ser perguntado pelos jornalistas pelo resultado que gostaria obter das urnas, Putin respondeu que se conformará com "qualquer um que obtenha o direito de ser presidente"

As seções eleitorais abriram neste domingo em Moscou e em toda a parte central da Rússia para as eleições presidenciais, nas quais cerca de 110 milhões de russos estão convocados às urnas para escolher o líder para os próximos seis anos.

Como em todo o país, os cidadãos poderão votar até as 20h locais, e depois disso começará a apuração.

O extenso território da Rússia abrange 11 fusos horários, por isso a jornada de votação levará 21 horas até ser concluída no território de Kaliningrado, a parte mais ocidental do país, onde as seções fecharão às 18h GMT (15h em Brasília) deste domingo.

A votação ocorrerá em mais de 97 mil seções eleitorais na Rússia e em outras 400 em 145 países de todo o planeta, embora os russos que vivem na Ucrânia não poderão exercer seu direito ao voto.

O governo desse país anunciou que não lhes permitirá entrar nas legações diplomáticas russas em seu território, já que considera a Rússia um “país agressor” e suas eleições presidenciais, “ilegais”.

Onde haverá votação é na Crimeia, que participará pela primeira vez em pleitos presidenciais russos e fará isso justamente no quarto aniversário da anexação da península ucraniana por Moscou.

Kiev advertiu aos cidadãos desse território – que considera ocupado e que não desistiu de recuperar – que aqueles que ajudem na promoção e organização do pleito serão perseguidos penalmente na Ucrânia.

Nesse sentido, o governo ucraniano já elaborou uma lista negra com os nomes dos crimeanos acusados desses “crimes” e pedirá à União Europeia que os sancione com a proibição de entrada em território comunitário.

Segundo todas as pesquisas, Putin ganhará com folga o pleito e chegará perto de obter o apoio de 70% dos eleitores, um resultado histórico.

Em segundo lugar em intenções de voto aparece o candidato comunista, o milionário stalinista Pavel Grudinin, com 7%, seguido pelo veterano líder ultranacionalista, Vladimir Zhirinovski, com 6%.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, votou neste domingo em Moscou nas eleições presidenciais em que ele é o claro favorito a ser reeleito para comandar o país durante outro mandato de seis anos.

Ao ser perguntado pelos jornalistas pelo resultado que gostaria obter das urnas, Putin respondeu que se conformará com “qualquer um que obtenha o direito de ser presidente”.

Assim como fez em todas as eleições desde que chegou ao poder no ano 2000, o chefe do Kremlin escolheu a seção eleitoral aberta na sede da Academia das Ciências da Rússia, na transitada Avenida Lenin de Moscou, para depositar seu voto.

O horário que o político escolheu para votar, no entanto, é uma novidade, já que ele o fez pela tarde em outras ocasiões.

“Tenho muitas reuniões de trabalho hoje”, explicou o presidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.