Santos espera cessar-fogo das Farc se torne “bilateral e definitivo”

  • Por Agencia EFE
  • 20/12/2014 18h49

Bogotá, 20 dez (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse neste sábado que espera que o cessar-fogo unilateral e indefinido iniciado hoje pelas Farc se torne “bilateral e definitivo” para colocar um ponto final no conflito armado que o país vive há meio século.

“Hoje começou uma cessação de fogo por parte das Farc, unilateral e indefinida, que eu espero que se transforme em uma cessação bilateral e definitivo e ponhamos fim a uma guerra de 50 anos”, disse o líder durante uma visita à Bahia Portete, no departamento da La Guajira, na fronteira norte com a Venezuela.

Ao término, na quarta-feira, em Havana, do último ciclo do ano das conversas de paz, as Farc disseram que este cessar-fogo e de hostilidades que se iniciou hoje “deve se transformar em armistício”.

Além disso, o cessar-fogo foi condicionado ao fato das unidades não serem atacarem as Forças Armadas da Colômbia, algo que o governo rejeita porque considera que um cessar-fogo bilateral deve ser uma consequência do fim do conflito e não parte das negociações que já completam dois anos.

O chefe de Estado lembrou que os indígenas wayúu, que habitam na Camponesa e parte da Venezuela, o presentearam no começo de seu primeiro governo (2010-2014) “um bastão de palabrero”, espécie de juiz desta etnia, que serviu para perseverar na busca da paz.

Santos explicou que, segundo os indígenas, esse bastão só foi entregue ao nobel de Literatura colombiano, Gabriel García Márquez, por ser “arquiteto da palavra” e a Santos, “para que com este bastão faça a paz”.

Segundo o presidente, esse símbolo lhe serviu “para ter paciência e muita perseverança em um caminho que foi difícil, mas que começou a render frutos”, como é o da paz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.