Sarkozy diz que resultado é uma “rejeição em massa” ao presidente Hollande

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 17h12

Paris, 29 mar (EFE).- O presidente da conservadora União por um Movimento Popular (UMP), Nicolas Sarkozy, considerou neste domingo que a vitória atingida pela centro-direita nas eleições departamentais francesas é consequência de uma “rejeição em massa às políticas do presidente (François) Hollande”.

O ex-mandatário garantiu que a centro-direita francesa nunca tinha conseguido a vitória em tantos departamentos desde a instauração da V República, nem a maioria governamental tinha cedido tantos redutos.

A leitura deste pleito, em suas palavras, supera uma interpretação meramente local, para refletir que os franceses sancionaram a “impotência” do atual Executivo socialista, que teria perdido de 26 a 30 departamentos, para ficar com entre 27 e 31. A aliança entre a UMP e os centristas, por outro lado, teria obtido, segundo as primeiras projeções de voto, entre 66 e 70 departamentos, enquanto a extrema-direita poderia ter emplacado em até dois.

De acordo com o líder da oposição, a UMP cumprirá seus compromissos de campanha, “a única maneira de dar crédito à palavra política”, e dará prioridade ao “desenvolvimento econômico”, além de reforçar a unidade de sua própria família política.

“Vamos acelerar a preparação de um projeto republicano de alternância, um projeto forte, realista e profundamente novo”, declarou o presidente da UMP, que, apesar ser consciente de de que “o caminho será longo, difícil”, insistiu que “a alternância está em andamento”.

Sarkozy estimou que os resultados destas eleições departamentais evidenciam que “uma nova etapa se abre”, e agradeceu esse avanço a todos os candidatos e militantes que o tornaram possível. EFE

mgr/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.