Seis países da Otan participam de manobras aéreas no norte da Suécia

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 09h42

Copenhague, 25 mai (EFE).- Nove países, seis deles membros da Otan, participam desde esta segunda-feira, por duas semanas, de manobras militares aéreas organizadas pela Suécia, Noruega e Finlândia no norte da Escandinávia.

O Arctic Challenge Exercise (ACE) reúne Alemanha, França, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça em manobras nas quais participarão 115 aviões, deles 90 caças de combate, e mais de 3,5 mil pessoas.

As manobras, consideradas umas das mais importantes deste tipo na Europa neste ano, simularão uma resposta coletiva caso haja uma guerra e trabalharão com diferentes cenários de combate.

“O propósito principal é aumentar a capacidade militar operacional, mas também enviar sinais claros sobre política de segurança, fazemos isto junto com outros”, disse há poucos dias o general Karl Engelbrektson, do Estado-Maior sueco.

Os exercícios militares ocupam todo o norte da Suécia, quase um terço da superfície total do país, e uma parte da Noruega e Finlândia.

A Noruega estará no comando destes exercícios, que são organizados pela primeira vez em 2013 e que são realizados a cada dois anos.

Cerca de 30 personalidades da cultura sueca divulgaram há semanas um manifesto criticando estas e outras manobras internacionais nas quais a Suécia participa, país neutro embora mantenha o status de associado na Otan. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.