Separatistas sinalizam novos confrontos antes das eleições na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 23/10/2014 09h40

Moscou, 23 out (EFE).- Os separatistas pró-Rússia ameaçaram nesta quinta-feira, às vésperas das eleições legislativas de domingo, na Ucrânia, recuperar à força as fortificações perdidas na região ucraniana de Donetsk após acusar Kiev de violar a trégua.

“Kramatorsk, Mariupol e Slaviansk serão nossos. Temos intenção de conquistá-las, de recuperá-las. Portanto, ainda não estão descartadas ações militares violentas”, afirmou Aleksandr Zakharchenko, líder da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Em declarações a agências russas durante uma visita a um hospital, Zakharchenko disse que a trégua só é respeitada pelas milícias rebeldes.

Na segunda-feira, Zakharchenko disse que os recentes ataques governamentais com armamento pesado contra Donetsk deram fim a qualquer possibilidade de diálogo com as autoridades de Kiev.

Os insurgentes admitiram que a tensão é constante na cidade de Gorlovka, um dos principais redutos pró-Rússia, e na parte oriental de Donetsk.

O comando militar ucraniano denunciou um novo ataque dos rebeldes contra o aeroporto, onde as forças governamentais continuam em posse da torre de controle.

Nesta semana, os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Poroshenko, pediram uma trégua nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Após uma reunião com o presidente ucraniano na sexta-feira, em Milão, Putin reconheceu que tanto os separatistas como as forças governamentais descumprem o cessar-fogo e o Memorando de Minsk, assinado no dia 19 de setembro.

As eleições legislativas da Ucrânia serão realizadas neste domingo. Os separatistas já anteciparam que boicotarão nas zonas sob seu controle. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.