Sergio Mattarella é eleito como novo presidente da Itália

  • Por Agência EFE
  • 31/01/2015 10h49
EFE Presidente italiano

Sergio Mattarela, juiz do Tribunal Constitucional e várias vezes ministro, de 73 anos, foi eleito neste sábado como novo presidente da Itália, após a quarta votação realizada no parlamento do país.

Mattarella precisava de 505 votos, maioria absoluta dos 1.009 eleitores, entre deputados, senadores, representantes de regiões e senadores vitalícios, na sessão conjunta presidida pela presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

Após o fim da apuração, o novo presidente italiano obteve 665 votos, entre eles o apoio irrestrito dos parlamentares do Partido Democrata (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, e dos aliados do governo, o Novo Centro-Direita (NCD), além do Ecologia e Liberdade.

O candidato do Movimento 5 Estrelas, liderado pelo comediante Beppe Grillo, ficou com 127 votos. Foram 105 votos em branco, todos dos membros do Forza Itália, partido do ex-ministro Silvio Berlusconi.

Apesar das incertezas, devido à “traição” ocorrida em 2013, quando membros do próprio PD abandonaram a candidatura de Romano Prodi, a escolha do antigo membro da Democracia Cristã (DC) como sucessor de Giorgio Napolitano estava praticamente garantida nesta votação.

Nos três turnos anteriores, que tiveram início na quinta-feira, os grandes partidos do país tinham adotado a estratégia de votar em branco, frente à impossibilidade de chegar a um consenso de um nome capaz de alcançar dois terços dos votos em disputa.

Mattarella foi desde o princípio apoiado pelo líder do PD e primeiro-ministro, Matteo Renzi, que obteve apoio unânime do partido. Na manhã de hoje, depois de algumas negociações, o NCD aceitou apoiar integralmente a candidatura de Mattarella.

O Forza Italia decidiu reiterar o voto em branco como sinal de rejeição ao nome proposto por Renzi.

O partido de Berlusconi não aprova a nomeação de Mattarella e considera uma “traição” não ter sido consultado antes da escolha. Além disso, anunciou o fim do chamado “Pacto de Nazareno”, acordo que mantinha com o governo para tirar do papel algumas reformas constitucionais e o novo sistema eleitoral.

Mattarella se transforma assim no 12º chefe de Estado italiano – a 13ª presidência após a reeleição de Napolitano em 2013.

Nas próximas horas, o parlamento decidirá quando será realizada a posse de Mattarella. A expectativa é que o novo presidente assuma o cargo na segunda-feira.

“Bom trabalho, presidente Mattarella. Viva Itália” foi a primeira mensagem que Renzi escreveu em seu perfil oficial no Twitter após a divulgação do resultado das eleições.

O líder do partido Ecologia e Liberdade, Nichi Vendola, também usou a rede social para parabenizar Mattarella, chamando-o de “exemplo” para os justos e honestos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.