Sistema informático facilitará cooperação sul-americana em casos de tragédias

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 20h15

Rio de Janeiro, 17 set (EFE).- Uma base de dados conjunta com informações sobre as ferramentas usadas pelas Forças Armadas de cada um dos países sul-americanos para enfrentar tragédias provocadas por desastres naturais facilitará a cooperação regional para atender este tipo de emergências.

O sistema informático conjunto está previsto em um protocolo de cooperação que foi estipulado por representantes dos ministérios de Defesa dos países da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em reunião realizada neste mês em Salvador, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

O protocolo, que será submetido à aprovação dos presidentes na próxima cúpula da Unasul, também estabelece uma série de ações conjuntas que poderão ser adotadas pelas Forças Armadas em casos de desastres naturais na América do Sul, indicou o Ministério da Defesa do Brasil em comunicado.

O sistema informático estipulado permite que um país afetado por um desastre natural consulte em tempo real as capacidades e equipes oferecidos pelas Forças Armadas das outras nações sul-americanas para atender esse tipo de emergências.

Dependendo do tipo de acidente natural, o país afetado poderá solicitar a ajuda necessária de outro país que dispõe da mesma e que a oferece ao interessado.

“Se um país passa por um terremoto de grandes proporções e que deixa uma grande quantidade de pessoas soterradas, por exemplo, poderá entrar no sistema e consultar se algum vizinho conta com uma equipe especializada nesse tipo de resgates, e oficializar a solicitação de ajuda em tempo real”, segundo o comunicado.

“A criação de uma lista de capacidades para atender desastres naturais nos permitirá contar com um sistema para salvar vidas com maior rapidez”, afirmou o almirante Alexandre Dias da Cruz, responsável pela Chefia de Logística do Ministério da Defesa, citado na nota.

De acordo com o oficial, o acordo facilitará a cooperação regional em casos de terremotos, tsunamis, avalanches e outros desastres naturais que, disse, são cada vez mais frequentes.

“Esse sistema online demonstra um aumento da confiança mútua entre os estados a favor das povoações afetadas por esses desastres”, assegurou o almirante brasileiro.

Segundo o Ministério da Defesa do Brasil, após ter sido aprovado pelo chamado Conselho de Defesa da Unasul, o acordo de cooperação será submetido à votação na próxima cúpula do bloco, prevista para finais deste ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.