Sobe para 42 o número de mortos em naufrágio nas Filipinas

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2015 05h05

(Atualiza o número de mortos e a suspensão das buscas).

Manila, 3 jul (EFE).- Pelo menos 42 pessoas morreram e outras 11 continuam desaparecidas após o naufrágio ontem de uma embarcação na qual viajavam 173 passageiros e 16 membros da tripulação em Ormoc, na região central das Filipinas, informaram nesta sexta-feira fontes policiais.

As equipes de resgate recuperaram mais seis corpos depois que os mergulhadores conseguiram acessar o interior da embarcação, antes que as buscas fossem suspensas por causa do mau tempo, segundo a emissora “CNN Philippines”.

Vários sobreviventes afirmaram que a embarcação virou de forma repentina devido às fortes ondulações na região, por isso muitos dos passageiros não tiveram tempo de sair do barco antes que o mesmo afundasse e ficaram presos.

No entanto, a Guarda Costeira das Filipinas disse que vai investigar se o acidente foi causado por erro humano, já que a embarcação tombou para a direita de forma brusca.

As autoridades afirmam que a embarcação, com capacidade para 178 passageiros, não transportava mais pessoas que o permitido, mas os sobreviventes indicam que a possível sobrecarga do MV Kim Nirvana-B, que também transportava centenas de sacos de cimento e arroz, pode ter levado ao acidente.

O presidente do país, Benigno Aquino, ordenou uma investigação imediata e exaustiva para apurar o ocorrido.

“A Guarda Costeira das Filipinas enviou uma equipe de investigação de acidentes marítimos que está analisando vários aspectos, como a possibilidade de sobrecarga da embarcação e as aptidões do capitão e seus oficiais”, disse a porta-voz da presidência, Abigail Valte.

Tanto o capitão como a tripulação se encontram sob custódia da Guarda Costeira das Filipinas.

A embarcação MV Kim Nirvana-B se dirigia para a ilha de Camotes, que fica a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Ormoc, quando se deparou com fortes ondulações e afundou a aproximadamente 100 metros de distância do porto de partida.

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, pela manutenção deficiente dos equipamentos e por sobrecarga.

O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram. EFE

hc/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.