Sobe para 55 o número de mortos em atentado contra minoria xiita no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 16h28

(Atualiza número de mortos e feridos).

Islamabad, 30 jan (EFE).- Pelo menos 55 pessoas morreram e 55 ficaram feridas em um atentado a bomba ocorrido nesta sexta-feira no interior de um templo da minoria muçulmana xiita no sul do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes policiais e hospitalares

O atentado aconteceu no início da tarde na cidade de Shikarpur, na província de Sindh, pouco após o término das orações do dia sagrado dos muçulmanos, indicou à Agência Efe o subcomissário Mohammad Tufail, da delegacia de polícia de Laji Dar, o distrito no qual ocorreu a explosão.

O porta-voz policial confirmou à Efe que o balanço total de vítimas se elevou a 110, com 55 mortos e outros 55 feridos, vários deles em estado grave, que saíam da mesquita xiita após a oração da sexta-feira.

O Hospital Civil de Shikarpur emitiu uma lista na qual incluiu 49 vítimas, 46 das quais já foram identificadas, declarou à Efe o médico Ishtiak Noman, que acrescentou que vários feridos que continuam em estado crítico serão transferidos a Karachi, capital provincial.

Segundo o canal local “Express”, a organização Jundullah, vinculada à Al Qaeda, reivindicou a responsabilidade do atentado, dirigido contra a comunidade xiita.

Um chefe policial de Shikarpur indicou ao mesmo meio que um homem deixou os explosivos em uma bolsa dentro da mesquita e foi embora do local.

Segundo os primeiros relatórios, o teto do templo desabou com a explosão e muitos fiéis ficaram presos sob os escombros, detalhou a polícia.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, e outros dirigentes políticos condenaram o atentado, enquanto o governador da província de Sindh, Qaim Ali Shah, decretou um dia de luto.

Por sua vez, líder do partido xiita Majlis Wahdat Muslimeen (MWM), Mohammed Amin Shaheedi, anunciou três dias de luto e recriminou o governo central por não evitar o atentado, de acordo com o jornal paquistanês “Dawn”.

Os atentados, especialmente contra a minoria xiita, que representa 20% da população do Paquistão, aumentaram nos últimos anos no meio da intensificação geral da violência terrorista desde o final de 2012.

Em 10 de janeiro, pelo menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas em um atentado com bomba diante de outra mesquita xiita em Rawalpindi, cidade próxima à capital, Islamabad.

Em junho de 2013, um atentado em Quetta (oeste) perto de um centro de oração xiita causou a morte de 30 pessoas e deixou outras 60 feridas, enquanto no começo de 2014, três massacres em bairros xiitas das cidades de Quetta e Karachi ( sur ) causaram mais de 250 mortes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.