Sobe para 6 o número de mortos por tempestades no sul dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 01h04

Austin (EUA), 25 mai (EFE).- As fortes tempestades e inundações que vêm castigando o sul dos Estados Unidos nos últimos dias já deixaram seis pessoas mortas nos estados de Oklahoma e Texas, enquanto cerca de dez estão desaparecidas.

Além dos três mortos do fim de semana, dois deles em Oklahoma e um no Texas, as autoridades reportaram nesta segunda-feira outros três mortos nesses dois estados.

Em DeSoto (Texas), o corpo de um jovem de 14 anos foi encontrado em um coletor de águas pluviais. Segundo a emissora especializada “The Weather Channel”, o adolescente estava desaparecido desde ontem, quando tinha saído para passear com seus dois cachorros.

Em Sucedi, que fica ao sul da cidade de San Antonio (Texas), uma jovem de 18 anos morreu no domingo pela noite quando a água arrastou seu carro. A moça voltava para casa após participar de sua festa de formatura, informou a emissora “Fox”.

Em Sapulpa (Oklahoma), um homem de 37 anos morreu devido ao temporal, segundo o Departamento Estadual de Gestão de Emergências, que não ofereceu mais detalhes.

Além das mortes reportadas hoje, uma mulher de 33 anos faleceu no sábado dentro de seu automóvel, que foi arrastado pela enxurrada, e um bombeiro se afogou quando tentava resgatar outras pessoas no domingo. Esses dois incidentes ocorreram em Oklahoma.

Já no Texas, houve uma morte no domingo, na cidade de San Marcos, por causa da cheia do rio Blanco.

As autoridades continuam as buscas por dez pessoas que desapareceram nas enchentes e inundações que ocorreram em diversas localidades do centro do Texas, entre eles vários menores de idade.

Kharley Smith, coordenadora de gestão de emergências do condado de Hays (Texas), que neste domingo sofreu com a passagem de tornados, disse ao canal “The Weather Channel” que “há ruas inteiras nas quais só restaram uma ou duas casas de pé, enquanto do resto só há ruínas”.

“A coisa está bem feia lá fora”, acrescentou a oficial desse condado, que fica próximo da cidade de Austin.

O governador do Texas, Greg Abbott, declarou hoje o estado de emergência em 24 condados por causa dos tornados, tempestades e inundações que forçaram milhares de pessoas a deixarem suas casas e causaram vários cortes no fornecimento de energia elétrica.

A esses 24 condados se somam outros 13 que foram declarados zona de catástrofe entre os dias 11 e 15 de maio, também por tornados e inundações.

“Minhas preces estão com todos os que sofrem por consequência do desastre meteorológico e agradeço aos socorristas que trabalham incansavelmente para oferecer refúgio, atendimento e recursos aos atingidos”, disse o governador do Texas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.