Sobreviventes dizem que colisão causou naufrágio no litoral da Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 06h52

Roma, 21 abr (EFE).- Vários sobreviventes do naufrágio do último domingo no litoral da Líbia afirmaram que a causa do acidente foi a colisão do navio pesqueiro no qual viajavam clandestinamente com a embarcação mercante portuguesa enviada para socorrê-los em alto-mar.

De acordo com depoimentos de pessoas que escaparam da tragédia, o capitão do barco deixou de conduzi-la para se esconder entre os imigrantes no momento no qual o navio “King Jacob”, de pavilhão luso, chegava próximo ao pesqueiro, informou a imprensa local.

Isso pode ter provocado uma colisão entre as duas embarcações, ocasionando o naufrágio que matou cerca de 800 pessoas, de acordo com números divulgados pela Agência da ONU para os Refugiados (Acnur).

Tanto o capitão do navio que levava os imigrantes, de nacionalidade tunisiana, como seu assistente sírio sobreviveram ao acidente e chegaram ontem junto com outros 25 resgatados ao porto italiano de Catânia, no sul da Itália.

Ambos foram presos pelas autoridades italianas, acusados de pertencerem a uma rede de tráfico de pessoas, homicídio múltiplo culposo e incentivo à imigração ilegal.

Os procuradores mantêm abertas duas linhas de investigação: uma tenta identificar a organização que transporta os imigrantes pelo Mediterrâneo, enquanto a outra pretende esclarecer as causas do desastre.

De acordo com a Guarda Costeira italiana há 28 sobreviventes da tragédia e 24 corpos das vítimas foram recuperados no mar. Todos foram levados ao porto de Valletta, em Malta.

Os próprios sobreviventes disseram que viajavam no navio entre 700 e 950 pessoas. Confirmados os números, esta será a maior catástrofe do tipo em águas do Mediterrâneo.

O naufrágio ocorreu na madrugada de domingo, quando a Marinha italiana, após receber um pedido de auxílio, pediu a um navio mercante português que estava na região para socorrer à embarcação que estava com problemas.

Segundo a primeira reconstrução dos fatos feita pelas autoridades, os imigrantes, ao verem a chegada de ajuda, foram todos para o mesmo lado da barcaça, fazendo-a virar, o que provocou o naufrágio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.