Socialista Hermes Binner desiste de candidatura presidencial na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2015 18h10

Buenos Aires, 6 mar (EFE).- Hermes Binner, o único candidato socialista às eleições presidenciais da Argentinas do próximo mês de outubro, anunciou nesta sexta-feira sua retirada da corrida para chegar à Casa Rosada.

Através das redes sociais, Binner explicou que “ser candidato implica em um corte das possibilidades de uma convocação plural”, e destacou que a partir de agora percorrerá o país “como militante” para “conseguir acordos e iniciar, juntos, uma Argentina na qual valha a pena viver, crescer e prosperar”.

Em comunicado intitulado “Um novo tempo, um novo país, o mesmo projeto”, o ex-governador da província de Santa Fé propôs como substituta a líder do partido social-democrata GEN, Margarita Stolbizer, com quem assegurou compartilhar “os mesmos ideais”.

Binner denunciou ainda que a Argentina “vive um momento de fragilidade institucional e tensão política” e advertiu que se gerou um “cenário no qual querem ganhar protagonismo as forças conservadoras e uma neodirigência que renega a política e pretende tramitar o país como se fosse uma empresa”.

O líder socialista também convocou os argentinos a superar a situação atual por meio do “diálogo e da busca de consensos”.

A sete meses e meio das eleições presidenciais, os candidatos mais bem posicionados nas enquetes são o líder da Frente Renovadora, o peronista dissidente Sergio Massa; o prefeito de Buenos Aires, o conservador Mauricio Macri; e o governador da província de Buenos Aires, o governista Daniel Scioli. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.