Soldado colombiano morre em confronto com as Farc

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2015 01h55

Bogotá, 25 abr (EFE).- Um soldado colombiano morreu neste sábado como consequência dos ferimentos sofridos em um combate com a guerrilha das Farc ocorrido em uma zona rural do departamento do Cauca (sudoeste), informaram fontes militares.

O combate foi travado em uma zona rural do município de Páez, situado a cerca de 500 quilômetros de Popayán, capital departamental de Cauca, informou o Exército em comunicado.

Nesse mesmo departamento, as Farc atacaram no último dia 15 um grupo de militares que descansavam em um recinto civil e mataram dez soldados.

Este ataque interrompeu um cessar-fogo unilateral e indefinido que a guerrilha tinha iniciado no dia 20 de dezembro após mais de dois anos de negociações de paz com o governo em Cuba.

Em resposta, o presidente Juan Manuel Santos ordenou em março a suspensão de bombardeios contra os acampamentos das Farc em uma tentativa de reduzir a intensidade do conflito armado que castiga a Colômbia há mais de 50 anos, um mandato que foi revogado após o ataque do dia 15.

O soldado morto foi identificado como Huber García Noguera e participava de uma operação contra a sexta frente das Farc.

Segundo o Exército, os guerrilheiros buscaram proteção entre a população civil, um ato que infringe o Direito Internacional Humanitário. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.