Suposto islamita detido na Alemanha estudou com colaborador da Al Qaeda

  • Por Agencia EFE
  • 03/05/2015 08h35

Berlim, 3 mai (EFE).- O suposto islamita detido junto com a esposa na quinta-feira perto de Frankfurt perante a suspeita de que planejavam um atentado na Alemanha, estudou na universidade com um homem condenado à prisão por colaborar com a Al Quaeda.

Segundo informa nesta domingo o jornal “Bild”, o detido Halil Ibrahim D., de 35 anos, visitou em 2007 o seminário de 50 horas de duração “Farmacologia para bioquímicos e outros cientistas” na Universidade Goethe de Frankfurt, onde conheceu um homem, que posteriormente foi condenado por colaborar com a Al Quaeda.

Ambos nomes aparecem na lista de participantes da universidade e sua assistência foi corroborada por outros companheiros desse seminário.

O jovem, de 30 anos, foi detido em outubro de 2009 por um comando especial em seu domicílio, onde os agentes acharam explosivos, armas e munição.

O homem foi condenado em 2011 pelo Tribunal Provincial de Frankfurt a dois anos de prisão por publicar em repetidas ocasiões vídeos propagandísticos na internet para Al Qaeda, por ensinar a fabricar explosivos e por instruir a cometer um atentado contra a segurança do Estado.

A pena foi relativamente suave porque o acusado, de nacionalidade turca-alemã, confessou amplamente e, segundo o juiz, as previsões de reinserção na sociedade eram boas, por isso que foi posto, além disso, em liberdade condicional.

“Sua disciplina principal era química, mas visitou além disso seminários de farmacologia. Já então usava uma barba longa”, lembra um antigo companheiro de universidade ao se referir do suposto islamita de nacionalidade turca-alemã detido na quinta-feira.

No entanto, o jornal “Frankfurter Allgemeine Zeitung” informou hoje sobre contatos do detido com suspeitos dos círculos islamitas da região do Reno e do Meno, entre eles islamitas que retornaram da guerra na Síria.

O jornal se apoia em “fontes de segurança” e fala de encontros entre o detido e os suspeitos durante o período no qual esteve sendo observado.

O homem e sua esposa, Senay D., de 34 anos e nacionalidade turca, estão em prisão preventiva perante a suspeita de preparar um atentado contra a segurança do Estado.

Na revista do imóvel do casal, na cidade de Oberursel, foram encontrados três litros de peróxido de hidrogênio e outras substâncias potencialmente explosivas, uma bomba tubo, cem unidades de munição do calibre 9 milímetros, uma granada de instrução e componentes de um fuzil de assalto G3.

Suspeita-se que o alvo do casal era uma corrida ciclística internacional, que foi cancelada por razões de segurança.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.