Suspeitos de fraude, irmãos de ministro da Agricultura se entregam à PF

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 13h48

Redação Central, 28 nov (EFE).- Procurados pela Polícia Federal (PF) em uma operação por apropriação fraudulenta de terras destinadas à reforma agrária, dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller, se entregaram às autoridades, informaram nesta sexta-feira fontes ligadas ao caso.

Milton e Odair Geller se apresentaram em uma delegacia da PF em Cuiabá (PR) no fim da noite de quinta-feira acompanhados por seus advogados. Os irmãos do ministro serão interrogados pelos investigadores nesta sexta-feira.

A operação “Terra Prometida” visa combater uma organização criminosa que se apropriou fraudulentamente de terras destinadas a beneficiados da reforma agrária, com um custo somado de aproximadamente R$ 1 bilhão.

A quadrilha era integrada por cerca de 80 fazendeiros e empresários do setor agrícola e por oito funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), segundo um comunicado da PF, que na quinta-feira prendeu 32 das 52 pessoas acusadas de integrar o grupo.

Entre os detidos estão o vice-prefeito da cidade de Itanhangá, Rui Schenkel, e dois vereadores do mesmo município.

De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha investigada criava grandes latifúndios juntando terras desapropriadas da União que deveriam ser distribuídas entre os beneficiados pela reforma agrária.

“Com ações fraudulentas, uso da força física e até armas, eles compravam por preços baixos ou invadiam essas áreas”, informou a entidade em comunicado.

As autoridades calculam que o grupo se apoderou de aproximadamente mil lotes destinados à reforma agrária nos últimos dez anos.

De acordo com os responsáveis pela investigação, para poder concentrar as terras e explorá-las comercialmente, os membros da quadrilha simularam fiscalizações, usaram dados falsos e falsificaram documentos em que os proprietários renunciavam a suas propriedades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.