Syriza permanece na frente com 50% de urnas apuradas na Grécia; grupo neonazista tem 17 assentos

  • Por Efe
  • 25/01/2015 19h55

A coalizão de esquerda Syriza, liderada por Alexis Tsipras, se apresenta como a provável vitoriosa nas eleições gerais realizadas neste domingo (25) na Grécia ao obter 35,9% dos votos com 50% das urnas apuradas oficialmente. Quase 10 milhões de gregos foram às urnas neste fim de semana para escolher os 300 representantes no parlamento.

De acordo com estes dados, a Syriza obteria 148 cadeiras, e se encontra, portanto, a três deputados de conseguir a maioria absoluta. 

Os conservadores do Nova Democracia, o partido do primeiro-ministro Antonis Samaras, estão com 28,3% dos votos, o que representa 78 vagas no poder Legislativo, enquanto o terceiro lugar tende a ser ocupado pelos neonazistas do Amanhecer Dourado, com 6,4% dos sufrágios e 17 cadeiras.

Atrás deles está o novo partido de centro To Potami, com 5,8 % dos votos e 16 vagas, até o momento.

Logo depois, aparecem os comunistas do KKE, com 5,4% e 15 cadeiras, e o até agora cogovernamental Pasok (social-democratas), do vice-primeiro-ministro Evangelos Venizelos, com 4,8% dos votos, que se traduzem em 13 cadeiras.

No fim da fila aparece o partido Gregos Independentes, direita nacionalista, com 4,7 % e 13 cadeiras. O partido do ex-líder de Pasok e antigo primeiro-ministro Giorgos Papandreou ficou fora do parlamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.