Talibãs reivindicam ataque em Cabul no qual morreram 3 americanos

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 08h28

Cabul, 30 jan (EFE).- Os talibãs reivindicaram nesta sexta-feira o ataque no aeroporto internacional de Cabul, no qual morreram três funcionários americanos e um cidadão afegão por disparos de um insurgente infiltrado entre as forças de segurança.

O ataque aconteceu na tarde de ontem em uma seção militar dentro das instalações do aeroporto, quando o insurgente, “que estava há muito tempo esperando por uma oportunidade”, abriu fogo, afirmou em comunicado um porta-voz talibã, Zabihulá Mujahid.

“Nosso homem infiltrado, Ehsanulá, abriu fogo contra soldados estrangeiros no interior do aeroporto de Cabul, matando três e ferindo outros quatro”, sentenciou o porta-voz, que acrescentou que o insurgente talibã foi abatido durante o tiroteio.

Um porta-voz do Pentágono revelou ontem à Efe que os três americanos mortos eram funcionários privados e não soldados, como asseguraram hoje os talibãs.

Um membro do serviço de comunicação das forças da Otan no Afeganistão, Belcher Christopher, confirmou à Efe a versão do Pentágono e acrescentou que uma investigação está em curso para esclarecer o ocorrido.

“Condenamos de maneira rotunda o ataque terrorista da quinta-feira que provocou a morte de vários colegas estrangeiros e deixou outros feridos”, explicou à Efe um porta-voz do Ministério afegão de Defesa, o general Zahir Azimi.

Nos últimos anos ocorreram vários ataques de militares afegãos contra soldados do país asiático ou da Otan, e embora em sua maioria tenham sido perpetrados por talibãs infiltrados, em alguns casos os agressores eram indivíduos sem relação com os insurgentes, mas que se mostram fartos da ocupação estrangeira.

O Afeganistão atravessa uma etapa muito complicada após a retirada no final de 2014 da missão da Otan no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída por outra operação denominada “Apoio decidido”, que manterá a entre três mil e quatro mil0 soldados junto a cerca de 10,8 mil soldados americanos em tarefas de assessoria e capacitação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.