Temer parabeniza Macron e diz que Brasil e França continuarão a trabalhar juntos

  • Por Jovem Pan com Agências
  • 07/05/2017 18h02

Presidente Michel Temer Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil ABR - Presidente Michel Temer

O presidente da República, Michel Temer, cumprimentou neste domingo (7) o candidato eleito presidente da França em segundo turno, Emmanuel Macron.

Além de felicitar o candidato vencedor do pleito, Temer disse em sua conta no Twitter que “Brasil e França continuarão a trabalhar juntos em favor da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento, da integração e da paz”.

De acordo com as estimativas de votos válidos divulgadas pela imprensa francesa, Macron teria obtido 65% dos votos contra 35% de Le Pen, com uma participação de 75%, um dos índices mais baixos da história das eleições no país.

Apoio de outros países

Os chefes do Executivo da Espanha, Mariano Rajoy; dos Estados Unidos, Donald Trump -“Felicitações a Emmanuel Macron por sua grande vitória hoje como o próximo presidente da França. Tenho muita vontade de trabalhar com ele!”, escreveu Trump em um breve comentário no Twitter-; e do Reino Unido, Theresa May, também cumprimentaram o vencedor do pleito que elegeu no futuro presidente da França.

Os primeiros-ministros da Bélgica, Charles Michel, e da Holanda, Mark Rutte, também engrossaram o coro, considerando que o triunfo abre uma oportunidade para reforçar a União Europeia (UE).

“A vitória de Emmanuel Macron deve ser uma oportunidade para reunir toda a boa vontade e devolver o encantamento ao projeto europeu”, afirmou Michel em comunicado.

O premiê belga, que já se encontrou várias vezes com Macron, propôs um encontro oficial em Bruxelas ou Paris para “formalizar propostas concretas que permitam consolidar e reforçar o projeto europeu que enfrenta numerosos desafios”, indicou a nota.

Celebridades comemoram

Personalidades do mundo dos famosos comemoraram nas redes sociais a eleição de Macron. Mark Hammil, da saga Star Wars, usou seu Twitter para dizer “Viva a França!”. Chris Evans, o Capitão América da Marvel, Cher, Katy Perry e até Madonna também reagiram à eleição da França. Confira: 

 

 

 

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.