Tempestade Marie ameaça se transformar em furacão no litoral do México

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2014 01h26

Cidade do México, 22 ago (EFE).- A tempestade tropical Marie ganhou força nas últimas horas, enquanto avança de forma paralela ao litoral mexicano do Pacífico, e se prevê que nas próximas horas atinja a categoria de furacão, informou nesta sexta-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em boletim, o SMN indicou que a tempestade estava a 590 quilômetros ao sul de Manzanillo, estado de Colima.

Marie desenvolve ventos máximos sustentados de 110 km/h, sequências de até 140 km/h, e apresenta um deslocamento rumo a oeste-noroeste a 24 km/h.

No transcurso das próximas horas, Marie gerará fortes chuvas (de 150 a 250 milímetros) com tempestades de raios nas regiões de Michoacán, Colima, Guerrero e Oaxaca, e precipitações intensas (de 75 a 150 milímetros) em Jalisco e Nayari.

O SMN recomendou que na navegação marítima nas imediações do sistema as precauções sejam aumentadas devido às fortes rajadas de vento, maré alta de três a quatro metros de altura e aumento no nível do mar de até um metro em regiões litorâneas, desde Oaxaca até Colima.

Na atual temporada de ciclones no Pacífico já se formaram os furacões Amanda, Cristina, Iselle, Hernán, Julio e Karina, assim como as tempestades tropicais Boris, Douglas, Elida, Fausto, Genevieve, Lowell e agora Marie. EFE

msc/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.