Terremoto de 5,7 graus sacode o norte da Califórnia

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 23h07

Los Angeles (EUA), 28 jan (EFE).- Um terremoto de magnitude 5,7 na escala Richter sacudiu nesta quarta-feira a costa norte da Califórnia e foi sentido nas cidades de Eureka e Ferndale, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), sem que se tenha registrado danos consideráveis.

O tremor aconteceu às 13h08 (hora local, 19h08 de Brasília) e teve seu epicentro a 40 quilômetros do litoral e a mais de 320 quilômetros ao norte da capital do estado, Sacramento.

Trata-se de uma área de elevada atividade sísmica onde em março do ano passado se registrou um movimento telúrico de 6,9 graus. Em 2010, a mesma região foi sacudida por outro tremor de magnitude 6,5.

O terremoto ocorrido hoje foi sentido de forma leve em terra firme, segundo publicaram alguns residentes nas redes sociais.

Este tipo de tremor lembra os californianos do pressagiado “Big One”, um terremoto de grande intensidade que está previsto para acontecer nos próximos 30 anos.

O “Big One”, segundo os cientistas, afetaria 10.000 quilômetros quadrados do estado e seria sentindo com mais forças nas áreas do sul da Califórnia próximas à falha de San Andrés, fenômeno geológico paralelo à costa e de 1.300 quilômetros de extensão que atravessa o estado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.