Terremoto de magnitude 5,6 sacode fronteira de Equador e Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 20/10/2014 18h39

Quito, 20 out (EFE).- Um terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter, seguido de várias réplicas menores, sacudiu nesta segunda-feira a região fronteiriça entre Colômbia e Equador sem que se tenham registrado feridos ou danos consideráveis, informou o Instituto Geofísico (IG) equatoriano.

O tremor teve sua origem nas proximidades dos vulcões Chiles e Cerro Negro, pelos quais atravessa a linha fronteiriça, e os técnicos avaliam se foi um sismo de origem tectônica (relacionado com uma falha) ou vulcânica, pois ambos colossos registram atividade há algum tempo, segundo disse à Agência Efe a técnica do IG, Alexandra Alvarado.

Faltando avaliações mais completas, o tremor, que se originou em uma profundidade de cinco quilômetros, “não parece de origem vulcânica”, mas apenas os estudos posteriores determinarão a natureza do sismo.

O terremoto, que foi seguido por várias réplicas de magnitudes menores, de até magnitude 4, foi sentido em toda a área de Tulcán, na província do Carchi, onde se registrou a queda de objetos, assim como na também fronteiriça província de Sucumbíos e inclusive na capital equatoriana, Quito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.