Terremoto de magnitude 7,5 sacode o Nepal e provoca danos na capital do país

  • Por Agência EFE
  • 25/04/2015 05h11
EFE Terremoto sacode Nepal e deixa danos; veja imagens

Um terremoto de 7,9 graus na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sacudiu o Nepal neste sábado, provocando importantes danos em Katmandu, capital do país, e em outras regiões.

Inicialmente, o USGS tinha informado que o terremoto era de 7,5 graus, elevando a intensidade do movimento telúrico posteriormente para 7,9 graus.

O tremor foi registrado às 11h56 locais de hoje (3h11 no horário de Brasília), a 81 quilômetros do noroeste de Katmandu. Após o terremoto de maior potência, outras 12 réplicas de menor intensidade – duas delas de 5,5 e 6,6 graus – atingiram o país, informou o USGS.

Vários edifícios antigos desabaram em Katmandu, incluindo templos e alguns monumentos, e milhares de pessoas estão nas ruas por causa do risco de queda de outros prédios.

O aeroporto internacional de Katmandu foi fechado ao tráfego, de acordo com a imprensa local.

O tremor foi sentido no norte da Índia, desde Calcutá até a fronteira com o Paquistão, especialmente no leste e em regiões que fazem fronteira com o Nepal. O terremoto também chegou ao leste do território paquistanês, com registros na cidade de Peshawar e Lahore.

Vítimas

Pelo menos 1400 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas por causa do terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu o Nepal neste sábado, informaram fontes do Ministério do Interior do Nepal à Agência Efe.

Até o momento foram contabilizados ao redor de 300 feridos, mas as fontes indicaram que não é possível indicar um número concreto.

A Agência Efe constatou que dezenas de pessoas estão sendo tratadas nas ruas diante da impossibilidade de os hospitais atenderem todos os feridos.

Equipes de resgate e voluntários trabalham entre os escombros em busca de sobreviventes.

Em Katmandu edifícios desabaram, principalmente os mais antigos, incluídos templos e monumentos, e milhares de pessoas estão nas ruas com medo que outras edificações colapsem.

Ruas e estradas ao redor da capital estão completamente destruídas e com fendas.

A imprensa local informou que a torre Dharahara, uma importante atração turística do Nepal, caiu e ficou transformada em escombros.

O aeroporto internacional de Katmandu foi reaberto após permanecer fechadopor várias horas durante a manhã.

O terremoto teve seu epicentro em um ponto a 80 quilômetros ao noroeste de Katmandu, e foram registradas pelo menos 16 réplicas entre 4,2 e 6,6 graus.

Não há comunicação na região após o terremoto.

Papa Francisco

O papa Francisco segue “com a oração e com grande preocupação” o terremoto ocorrido no Nepal neste sábado e participa “na dor de quem sofreu”, informou hoje a Rádio Vaticana.

O pontífice foi informado das centenas de vítimas causadas pelo terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu o país asiático, acrescentou a fonte.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.