Terremoto em Taiwan deixa ao menos 5 mortos, 49 feridos e 120 soterrados

  • Por Efe
  • 06/02/2016 00h34
Efe Terremoto Taiwan

Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter abalou na madrugada deste sábado o sul de Taiwan e pelos menos cinco pessoas morreram, 49 ficaram feridas com certa gravidade, 316 foram resgatadas e cerca de 120 continuam presas entre os escombros de vários edifícios que colapsaram na cidade de Tainan, informou o Serviço Nacional de Bombeiros do arquipélago

Cinco de um total de 14 prédios que foram seriamente afetados em Tainan, entre eles o edifício Wei Guan, de 17 andares, colapsaram, o que originou a maior parte das vítimas e onde há mais gente sob os escombros. As equipes dos bombeiros e 816 militares continuam com as buscas e os trabalhos de resgate dos sobreviventes no local.

Um dos mortos é uma menina de apenas dez dias de idade, enquanto pelo menos 154 pessoas foram enviadas para hospitais próximos, a maioria com ferimentos leves. Segundo os bombeiros, os feridos graves são 49.

O panorama em Tainan é devastador, com edifícios colapsados, alguns com andares inteiros destruídos e outros inclinados e com danos consideráveis em seus alicerces, além de veículos esmagados, vazamentos de gás e da interrupção do fornecimento de energia elétrica na região.

O Ministério da Defesa taiwanês mobilizou mais de 800 efetivos militares para as operações de resgate e salvamento, enquanto 168 mil lares tiveram o fornecimento de eletricidade interrompido em Tainan, e 40 mil ficaram sem água.

Vários automóveis e motocicletas acabaram esmagados depois que um edifício afundou sobre si mesmo, perdendo um andar de altura, enquanto muitos outros veículos foram danificados em outras partes de Tainan.

O trem de alta velocidade que liga o sul com o norte da ilha interrompeu seus serviços devido ao terremoto, num dia em que muitos taiwaneses que vivem na parte setentrional e mais populosa do arquipélago viajam para o sul para festejar com seus familiares o Ano Novo Lunar, que este ano será no próximo domingo.

O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, e o primeiro-ministro do país, Chang San-cheng, se dirigiram a Tainan para acompanhar de perto as operações de resgate e salvamento, para oferecer suas condolências e demonstrar solidariedade aos atingidos pela tragédia.

O terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter sacudiu o sul de Taiwan às 3h57 locais (19h37 de Brasília da sexta-feira), e derrubou vários edifícios na cidade de Tainan, segundo as autoridades e testemunhas.

Muitos moradores do centro e do sul de Taiwan disseram que o sismo lembrou o terremoto de magnitude 7,3 de 1999, que deixou mais de 2,4 mil mortos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.