Theresa May diz que Brexit terá início nas próximas semanas

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/01/2017 09h53
EFE Theresa May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, concedeu uma entrevista à rede de TV Sky News na manhã deste domingo, onde afirmou que o plano de saída do Reino Unido da União Europeia (que ficou conhecido como Brexit) irá começar “nas próximas semanas”. May também afirmou que o pensamento do governo sobre o Brexit “não é confuso”, como sugeriu Ivan Rogers, ex-embaixador do Reino Unido na UE, que renunciou ao cargo há pouco dias.

Ela também disse que a prioridade do governo é conseguir o “melhor acordo possível” nas relações comerciais com o bloco europeu. “O Reino Unido precisa se questionar sobre qual é a melhor relação que se deve ter com a UE. O que for melhor para os britânicos também será bom para a zona do euro. O que temos que lembra é que o Reino Unido está deixando a União Europeia e não a Europa”, disse a premiê britânica.

May havia prometido, no ano passado, que ativaria o Artigo 50 do Tratado de Lisboa até o fim de março para iniciar formalmente a saída do Reino Unido da UE. À Sky News, a premiê disse que as conversas com o bloco europeu terão início em abril.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.