Três de cada quatro franceses acham que o retorno de Sarkozy é um erro

  • Por Agencia EFE
  • 01/11/2014 09h00

Paris, 1 nov (EFE).- Três de cada quatro franceses consideram que a volta à política do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é um erro, uma porcentagem que atinge quase a metade dos simpatizantes de seu próprio partido, segundo uma pesquisa divulgada neste sábado.

O anúncio feito há um mês de que Sarkozy pretende disputar a presidência da União por um Movimento Popular (UMP) não consegue, por enquanto, disparar a popularidade do antigo chefe de Estado, rodeado por uma onda de casos de corrupção e polêmicas pessoais.

Cerca de 50% dos simpatizantes da UMP consultados pelo Instituto Odoxa para o jornal “Le Parisien” consideram que o retorno do ex-presidente é um equívoco. Entre o total de entrevistados, o índice sobe para 77%.

O ex-ministro de Relações Exteriores Alain Juppé desponta como o principal rival das primárias de 2016 que escolherão o candidato presidencial da UMP. Sua imagem mais moderada o transforma em favorito para 45% dos franceses para representar a centro-direita, contra 24% de Sarkozy.

No entanto, Sarkozy é o preferido se forem considerados apenas os votos dos eleitores conservadores, com 54% contra apenas 30% de Juppé, que também foi primeiro-ministro da França entre 1995 e 1997. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.