Três dias após eleições, apuração oficial na Bolívia segue sem conclusão

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 21h51

La Paz, 1 abr (EFE).- Passados três dias desde as eleições regionais e municipais na Bolívia, as autoridades ainda não concluíram a apuração e apenas quatro das dez principais cidades já têm resultados oficiais.

O avanço da apuração oficial dos tribunais departamentais eleitorais oscilava entre 31% e 73% no caso do pleito regional, segundo informação publicada até esta tarde no site do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

A contagem dos votos das eleições municipais nas principais cidades bolivianas oscila entre 56% e 98% e os resultados foram dados apenas em Trinidad, Cobija, Sucre e Potosí.

Nessa última cidade, o candidato do partido do presidente Evo Morales, Williams Cervantes, venceu as eleições municipais com 31,6% dos votos, contra 27,2% do opositor Richard Alejo, do Potosí-MOP.

Em Trinidad venceu Mario Suárez, do opositor Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), com 43,17%; em Cobija ganhou o ex-jogador da seleção boliviana de futebol Luis Gatty Ribeiro, da força opositora Pando Unido Y Digno (PUD), com 49,1% dos votos.

Em Sucre, capital constitucional e sede do Poder Judiciário da Bolívia, foi eleito prefeito o governista Ivan Arciénega, com 45,02% dos votos.

Os bolivianos compareceram às urnas no domingo para escolher os nove governadores e 339 prefeitos do país, entre outras autoridades locais e regionais.

Na falta de resultados oficiais, o governo de Morales e as forças opositoras reconheceram como representativos os dados divulgados no mesmo domingo pelas pesquisas de boca de urna e apuração rápida da imprensa local.

Segundo as pesquisas, o partido de Morales venceu nas cidades de Cochabamba, Oruro, Potosí e Pando, enquanto a oposição ganhou em Santa Cruz, La Paz e Tarija.

Nos departamentos de Chuquisaca e Beni é previsto um segundo turno porque as diferenças entre governistas e opositores são baixas ou insuficientes para proclamar um ganhador. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.