Tropas curdas entram em Sinjar após choques com Estado Islâmico

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 09h26

Mossul (Iraque), 21 dez (EFE).- As tropas curdas peshmergas conseguiram entrar na cidade de Sinyar, localizada a 120 quilômetros a oeste de Mossul, após três dias de duros enfrentamentos com os combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

O dirigente do Partido Democrático do Curdistão (PDK) iraquiano, Mohiedin al Mazuri, disse à Agência Efe que os peshmergas realizaram uma ofensiva contra Sinyar por terra, com tanques e artilharia pesada, enquanto os aviões de combate da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, davam cobertura aérea bombardeando alvos e esconderijos do EI.

As forças curdas romperam o cerco imposto pelos jihadistas ao monte Sinyar há dois dias. A ampla ofensiva das forças peshmergas conta com a participação de cerca de oito mil militares curdos.

Para chegar na cidade de Sinyar, os peshmergas começaram sua ofensiva em Dahuk, uma das três províncias da região do Curdistão iraquiano.

Depois, dividiram-se em duas colunas: uma avançou de norte ao sul pela cidade de Rabea, na fronteira com a Síria, e a outra pelo leste, vindo da região de Zemar, ambas na província de Ninive.

“A cidade de Sinyar se encontra cercada por todos os flancos pelos peshmergas”, afirmou Al Mazuri.

Apesar disso, as forças curdas só conseguiram entrar em dos bairros da cidade, pois os arredores de Sinyar e instituições governamentais estão repletas de minas e artefatos explosivos instalados pelos combatentes do EI.

O dirigente do PDK disse ainda que pelo menos 135 integrantes do EI morreram e 40 ficaram feridos desde que a ofensiva começou, na quarta-feira. Entre os curdos, sete combatentes morreram e 16 ficaram feridos.

Os jihadistas, que controlavam Sinyar desde agosto, contam em algumas regiões com o apoio de tribos sunitas, que desconfiam das autoridades xiitas e suas milícias, enquanto outros clãs colaboram com o exército e foram alvos de execuções perpetradas pelos extremistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.