Tropas de Kiev tomam cidade de Avdeyevka, no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 06h42

Kiev, 30 jul (EFE).- As tropas do governo ucraniano tomaram o controle de Avdeyevka, cidade satélite de Donetsk, o principal foco de resistência das milícias separatistas pró-russas no leste da Ucrânia, informou nesta quarta-feira o comando militar da ex-república soviética.

Avdeyevka, que tinha aproximadamente 35 mil habitantes antes do início do conflito armado, se encontra a cerca de dez quilômetros ao norte do centro de Donetsk.

Segundo o boletim militar ucraniano, as forças governamentais não sofreram baixas durante a última noite.

Por outro lado, fontes do Estado-Maior dos separatistas disseram à agência russa “Interfax” que o Exército ucraniano utilizou dez carros de combate e vários outros veículos blindados para entrar em Avedeyevka.

Ao nordeste de Donetsk, as tropas ucranianas continuam sua ofensiva contra Gorlovka, um importante reduto dos separatistas pró-Rússia, onde cerca de 30 pessoas, entre elas oito crianças, morreram por fogo de artilharia nesta semana.

O comando ucraniano reiterou hoje que as forças governamentais não utilizam todo o seu poder de fogo, em particular, não fazem uso de artilharia e da aviação contra núcleos urbanos.

“A utilização de armamento pesado simplificaria notavelmente as operações militares para libertar as cidades e aldeias, mas poderia causar vítimas na população civil, o que não pode ser permitido pelo Exército ucraniano”, ressaltou o boletim militar.

A escalada dos combates nos últimos dias fez o número de vítimas disparar entre a população civil das regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk, ambas fronteiriças com a Rússia, onde quase 50 mil refugiados ucranianos pediram asilo e outros 27 mil solicitaram cidadania.

Segundo dados divulgados pela ONU no início desta semana, o conflito no leste da Ucrânia já matou 1.129 pessoas e produziu mais de cem mil refugiados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.