Trump anuncia saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2018 15h26 - Atualizado em 08/05/2018 15h41
EFE Em anúncio nesta terça, Trump confirmou a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou a retirada do país do acordo nuclear com o Irã, retomando as sanções contra o país asiático. A saída era uma de suas principais promessas de campanha e foi confirmada na tarde desta terça-feira (8).

Durante o anúncio, Trump afirmou que o Irã é o principal patrocinador do terrorismo e ressaltou que qualquer nação que pensar em apoiar o programa nuclear iraniano poderá sofrer fortes sanções por parte dos EUA.

Negociado ainda na gestão de Barack Obama, o acordo garantia que o Irã se comprometeria a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio desta sanções internacionais. Porém, as bases desta negociação sempre foram criticadas por Trump, que apontava que o acordo só restringia as ações iranianas por um período limitado e que a liberação de ativos internacionais do país foi usada como um fundo para armas, terror e opressão.

Recentemente, o presidente iraniano Hassan Rouhani havia garantido que Trump se arrependeria se deixasse o acordo e que já havia projetado diversos cenários para o futuro dessa relação.

Agora, com a confirmação da saída dos norte-americanos do acordo, espera-se um novo pronunciamento de Rouhani para saber quais serão os próximos passos do Irã.

 

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.