Trump diz estar “ansioso” para trabalhar com Obama

  • Por EFE
  • 10/11/2016 17h59
EFE Trump Obama

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira estar “ansioso” para trabalhar com o atual chefe de governo, Barack Obama, a quem descreveu como um “homem muito bom” e de quem não abrirá mão de receber conselhos durante sua gestão, disse o republicano depois de se reunir com ele na Casa Branca.

“Estou querendo trabalhar com o presidente no futuro, incluindo para consultar”, afirmou Trump durante uma breve pronunciamento à imprensa após uma reunião de uma hora e meia com Obama.

O encontro, segundo Trump, tinha duração prevista de apenas 10 ou 15 minutos e o objetivo de que os dois homens se conhecessem pessoalmente após uma dura campanha presidencial na qual trocaram duras críticas e na qual o bilionário chegou a culpar Obama pela “fundação” do Estado Islâmico (EI).

O encontro acabou durando uma hora e meia devido ao fato de ambos terem muito o que falar e “poderia ter sido muito mais longo”, ainda de acordo com Trump.

“Foi uma grande honra conhecê-lo e será uma honra estar com o senhor muitas mais vezes”, ressaltou Trump, que disse sentir um “grande respeito” pelo presidente Obama.

A reunião começou por volta das 11h (hora local; 14h de Brasília) e representa o princípio da transferência de poderes entre Obama e Trump, que prometeu acabar com o legado do atual presidente em imigração, derrubar sua reforma da saúde e romper o acordo nuclear conseguido com o Irã em julho de 2015.

Este é o primeiro encontro pessoal entre Trump e Obama, embora já tenham conversado por telefone na madrugada de quarta-feira (9).

Enquanto a reunião acontecia, a imprensa pôde ver o chefe do gabinete de Obama, Denis McDonough, caminhando pelos jardins da residência presidencial com Jared Kushner, genro de Trump e um de seus assessores mais próximos durante a campanha.

Também nesta qinta-feira (10), na Casa Branca, está prevista uma reunião entre o vice-presidente Joseph Biden e seu sucessor, Mike Pence. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.