Trump diz que já tem decisão sobre pacto nuclear com o Irã, mas não a revela

  • Por EFE
  • 20/09/2017 12h51
JUSTIN LANE/EFE Na última segunda-feira, Trump já havia antecipado que revelaria "muito em breve" seus planos sobre o pacto nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que já tomou uma decisão sobre a participação de seu país no acordo nuclear assinado com o Irã em 2015, mas não quis revelar qual é.

“Já decidi”, disse Trump aos jornalistas ao ser perguntado sobre sua posição em relação ao pacto nuclear antes de se reunir com o presidente da Autoridade Nacional a Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em um hotel em Nova York, onde ambos participam da Assembleia Geral da ONU.

Após os jornalistas insistirem eu querer saber se os EUA continuarão ou não no acordo nuclear, Trump apenas disse: “Eu avisarei a vocês qual é a decisão”.

Em seu discurso nesta terça-feira na Assembleia Geral da ONU, Trump declarou que o acordo nuclear assinado pelos EUA e outras potências com o Irã em 2015 é “uma vergonha” e que seu governo pode abandoná-lo se suspeitar que o pacto é “uma cobertura para uma eventual construção de um programa nuclear”.

“Não podemos permitir que um regime assassino continue com as suas atividades desestabilizadoras enquanto constrói perigosos mísseis”, afirmou Trump ao pedir aos demais países que se unam a ele e exijam do Irã o fim de “sua busca por morte e destruição”.

Horas depois, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, revelou que Trump quer “renegociar” o acordo nuclear com o Irã para corrigir seus “defeitos”.

“O presidente realmente quer refazer esse acordo, disse que quer renegociá-lo, e acredito que realmente precisamos do apoio dos nossos aliados, os nossos aliados europeus e outros, para argumentar também com o Irã que este acordo realmente tem que ser revisado”, disse Tillerson em uma entrevista à emissora “Fox News”.

“Se formos ficar no acordo do Irã, mudanças terão que ser feitas”, acrescentou.

Na última segunda-feira, Trump já havia antecipado que revelaria “muito em breve” seus planos sobre o pacto nuclear, mas tampouco deu detalhes.

O acordo nuclear, assinado em julho de 2015 pelo Irã e seis grandes potências (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), pôs fim a 12 anos de conflito em torno do polêmico programa atômico do país islâmico, mas Trump denunciou em várias ocasiões que é um pacto “ruim”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.