Trump em dez frases: confira como foi o discurso do novo presidente dos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2017 16h17

Donald Trump faz o juramento de sua posse como presidente dos EUA

EFE Donald Trump faz o juramento de sua posse como presidente dos EUA

Donald Trump é o 45º presidente dos EUA. Nesta sexta-feira (20), o empresário fez o juramento e oficializou o cargo para o qual foi eleito ao final de 2016. Acompanhado da esposa e agora primeira-dama Melania, e de seus filhos, Trump fez o seu primeiro discurso já como presidente em exercício.

Repetindo a sua promessa de campanha – que teve como slogan “Make America Great Again” (algo como “Torne a América Grande De Novo”) -, ele reforçou sua tendência protecionista e nacionalista, sempre exaltando os EUA. Outro destaque também foi a luta contra o terrorismo.

Confira, em dez frases, como foi o discurso de Donald Trump:

1. Nós, os cidadãos da América, estamos juntos nesse grande esforço nacional, para reconstruir nosso país e restaurar a sua promessa para todo o nosso povo. Juntos, vamos determinar o curso dos EUA e do mundo por muitos anos que virão.

2. Esse momento é o seu momento, ele pertence a vocês. A todos reunidos aqui hoje e vendo pela televisão. Esse é o seu dia, sua celebração e os EUA são o seu país.

3. O juramento que faço hoje é de allegiance para todos os americanos.

4. Eu nunca, nunca vou decepcioná-los. América vai voltar a vencer de novo.

5. Juntos, nós vamos fazer os EUA fortes de novo, ricos de novo, orgulhosos de novo, seguros de novo. E, sim, juntos, vamos tornar a América grande de novo.

6. Políticos prosperaram, mas os empregos sumiros e fábricas fecharam. As vitórias deles não foram as vitórias de vocês. Seus triunfos não foram ou seus triunfos. Mas isso tudo vai mudar aqui e agora.

7. Quando a América está unida, ela é imparável.

8. Desse momento em diante, será Estados Unidos em primeiro lugar. Toda decisão de mercado, impostos, imigração, relações exteriores, serão feitas pelo bem dos trabalhadores e famílias americanas. Nós devemos proteger nossas fronteiras dos assaltos de outros países: que fazem nossos produtos, roubam nossas empresas e destroem nossos empregos. Proteção vai levar a uma grande prosperidade e força.

9. Nós vamos reforçar velhas alianças e formar novas e unir o mundo civilizado contra o terrorismo islâmico, que nós vamos erradicar completamente da face da Terra.

10. Então, para todos os americanos, em todas as cidades, perto ou longe, grandes ou pequena, de montanha a montanha, oceano a oceano, ouçam essas palavras: vocês nunca serão ignorados novamente. Sua voz, suas esperanças e seus sonhos vão definir nosso destino americano. E sua coragem, bondeza e amor sempre vão nos guiar no nosso caminho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.