Trump reclama de déficit comercial com a Alemanha, em mensagem no Twitter

  • Por Estadão Conteúdo
  • 30/05/2017 08h33
SBM10 NORTH CHARLESTON (ESTADOS UNIDOS), 17/02/2017.- El presidente de EE.UU., Donald J. Trump, pronuncia su discurso durante la presentación del avión 787-10 del fabricante Boeing en su planta de North Charleston, Estados Unidos, hoy 17 de febrero de 2017. El avión se lanzará al mercado el 2018. EFE/Stephen B. Morton EFE/Stephen B. Morton Donald Trump EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter nesta manhã para fazer reclamações sobre a Alemanha. Trump criticou tanto a balança comercial entre os EUA e o país europeu quanto o montante pago por Berlim como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Nós temos um déficit comercial ENORME com a Alemanha, além disso eles pagam MUITO MENOS do que deveriam em Otan e militares Muito ruim para os EUA. Isso mudará”, escreveu o presidente americano em sua mensagem, usando apenas letras maiúsculas para destacar algumas palavras.

Nos últimos dias, o governo alemão chegou a mostrar um distanciamento maior dos EUA, embora sem criticar o aliado diretamente. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse no fim de semana que a Europa não pode contar só com seus aliados, mas sim “lutar pelo nosso próprio futuro, como europeus, pelo nosso destino”.

Ontem, Merkel reafirmou a “importância crucial” da relação com Washington, mas apontou que reuniões de lideranças globais nos últimos dias teriam mostrado que “a época em que nós podíamos confiar totalmente nos outros está em parte acabada”. O porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, disse, também na segunda-feira, que Merkel busca relações mais fortes com os EUA. “Exatamente porque são importantes [nossas relações], é correto deixar claro nossas diferenças”, afirmou o porta-voz.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.