Tsipras busca formar governo com líder de direita nacionalista

  • Por Agencia EFE
  • 26/01/2015 07h49

Atenas, 26 jan (EFE).- A reunião para formar um novo governo entre o líder da Syriza e vencedor das eleições gerais realizadas ontem na Grécia, Alexis Tsipras, com o presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes (ANEL), Panos Kamenos, começou nesta segunda-feira e se espera que termine com um acordo.

O próprio Kamenos afirmou pouco antes de entrar na reunião que esperava chegar a um acordo com Tsipras.

A possibilidade de uma aliança com o partido, uma cisão do Nova Democracia, foi sinalizada muito antes das eleições, pois o ANEL foi o único partido que apoiou todas as iniciativas da Syriza contra a política de austeridade do governo que está deixando o poder.

Segundo informou a Syriza, Tsipras se reunirá também ao longo do dia com o líder do partido centrista To Potami (O Rio), Stavros Theodorakis, e com o presidente do Partido Comunista KKE, Dimitris Kutsumbas.

Em um comunicado prévio à reunião, a Syriza disse que o encontro com Kamenos tem como objetivo confirmar o “apoio e a possível participação do ANEL no novo governo”.

De acordo com a nota, a intenção é que Tsipras jure hoje mesmo o cargo e novo governo esteja definido amanhã à tarde ou no máximo até quarta-feira de manhã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.