Turista são evacuados de lagoa na Nicarágua após tremor perto de vulcão

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 21h24

Manágua, 17 abr (EFE).- Equipes de socorro evacuaram nesta quinta-feira centenas de turista que desfrutavam do feriado da Semana Santa na lagoa de Xiloá, localizada a 16 quilômetros de Manágua, após um tremor de magnitude 3,7 na escala Ritcher que foi registrado hoje na zona do vulcão de Apoyeque, perto do centro turístico.

Voluntários da Cruz Vermelha nicaraguense e oficiais da Polícia Nacional evacuaram as pessoas que se encontravam no balneário da lagoa de Xiloá, após o tremor, que foi “forte” nesse lugar, disse aos jornalistas um socorrista que vigiava o centro turístico.

O tremor foi registrado às 16h32 local (19h32, em Brasília) e seu epicentro se localizou em terra firme a 4 quilômetros ao sul da lagoa de Apoyeque, perto do vulcão do mesmo nome, detalhou, por outro lado, o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) em comunicado.

O movimento telúrico aconteceu a uma profundidade de 5,4 quilômetros, precisou a fonte.

As autoridades nicaraguenses informaram hoje que o lago Xolotlán ou de Manágua registra um ligeiro aumento de temperatura e suas águas se afastaram pelo menos 16 metros de sua costa perto ao vulcão Apoyeque após os terremotos que deixaram desde quinta-feira passada dois mortos, dezenas de feridos e milhares de afetados.

Uma equipe de geólogos do Ineter e especialistas de outros países observaram mudanças ligeiras da temperatura (um grau celsius), tanto do ar e de água nessa zona do Lago e analisam se essas oscilações podem ter relação com os eventos sísmicos ocorridos nos últimos dias.

Essas mudanças no lago ocorreram perto das lagoas de Xiloa e de Apoyeque, perto do Lago de Manágua e do vulcão Apoyeque, que registraram uma crescente atividade sísmica desde a semana passada, de acordo com a informação oficial.

A temperatura no lago aumentou aproximadamente de 42 a 43 graus celsius.

O governo decretou na segunda-feira um “alerta vermelha extrema nacional” perante o temor de que ocorra um grande terremoto, depois que três tremores de magnitudes 6,2; 6,7 e 5,6 na escala Richter deixaram dois mortos, dezenas de feridos, mais de 2.300 casas danificadas e centenas de afetados desde quinta-feira passada.

A Nicarágua vive a mais forte atividade sísmica registrada desde o devastador terremoto de 1972, que tirou a vida de cerca de 10 mil pessoas.

O governo recomendou que a população durma em espaços abertos e áreas verdes e transferiu centenas de pessoas a albergues temporários. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.